sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DÉCIMO SEXTO DIA

Hoje nosso dia foi um verdadeiro passeio. Saímos do hotel por volta das 08:30 horas com o GPS setado para subirmos o vulcão Osorno. Logo na saída de Puerto Varas apareceu um veículo nos acompanhando, tirando fotos e sem nenhuma vontade de nos ultrapassar. Mais adiante o veículo nos ultrapassou, acenou com as mãos e pediu para que parassemos. Paramos no acostamento e o rapaz veio até o carro do Sargaço, maravilhado com nossos carros e comentando ser um integrante do Land-Rover club de Chile. Ficamos algum tempo conversando com ele, olhando mapas e acabamos por seguí-lo por uma estrada de terra onde pudemos parar para contemplar árvores milenares, tirar fotos sobre uma destas árvores já cortada, cujo tronco tinha mais de 1,5 metros de diâmetro. Seguimos acompanhando-o até que chegamos a Puerto Montt. Alí tivemos de deixá-lo seguir seu caminho pois tínhamos compromisso com o Vulcão Osorno e com o Parque Petrohue. Conhecemos um pouco de Puerto Montt e fomos em direção ao vulcão. Por via pavimentada é possível chegar até a base do vulcão, onde tem uma boa estrutura com restaurante, sanitários, souvenirs e entrada da estação do teleférico. Em dois módulos de transporte, este teleférico nos levou até a altitude de 1800 metros, onde pudemos encontrar neve, e o Victor pode pisar, brincar e esquiar pela primeira vez. Ficamos por algum tempo lá contemplando a natureza até descermos para irmos ao parque Petrohue, um parque próximo ao vulcão, com água verde-esmeralda, muita correnteza, quedas maravilhosas e visual deslumbrante. Conhecido o local, retornamos ao hotel para tomar um banho e sair para jantar. No cardápio de hoje, massas. Fomos a uma casa de massas tradicional da cidade, onde fomos novamente muito bem atendidos. Jantamos e retornamos para o hotel. Amanhã a manhã será livre para as mulheres baterem perna na cidade e à tarde pretendemos visitar uma fazenda de lavanda, onde dizem existir um café colonial maravilhoso. À noite, a ceia de Ano Novo será no hotel. Falando nisso, desejamos à Todos que nos acompanham um FELIZ 2012, com muita PAZ e tranquilidade.

Defenders com o Vulcão Osorno ao fundo

Tronco cortado de uma árvore gigante. O tronco tinha mais de 1,5 metros de diâmetro. Esta árvore foi cortada há mais de cem anos.

Pista pavimentada de acesso à base do vulcão osorno

Sargaço chegando à base do osorno

Este vulcão é o mesmo da foto da capa de estepe e da logomarca de nossa viagem.

Salto de Petrohue. A água tem uma cor verde-esmeralda impressionante.

Estrada de retorno do osorno e acesso ao parque Petrohue.

Land contemplando o lago. O que parece ser neblina, na verdade são cinzas do vulcão Puyehue que está em atividade

Kátia brincando com pedras de gelo e lá no alto, pequenininho, o Vini subindo pela neve.

Victor estreando na neve e já praticando ski-bunda.

Sarga no topo da montanha. A Land parece de brinquedo, mas é de verdade.

Todos saltando sobre o vulcão osorno

DÉCIMO QUINTO DIA



Vulcão Osorno ao Fundo
 


Estradinha bucólica na chegada
 


Contemplando o vulcão
 


Molhando as patinhas no lago Llanquihue
 


Também molhando as patas
  Ontem, 29 de dezembro de 2011, digo ontem pois não conseguimos acesso a internet para postar no dia de ontem, o dia foi marcado pelo atingimento de nossa meta de chegarmos ao nosso destino, LLANQUIHUE. Llanquihue é uma cidade muito pequena mas que empresta seu nome a um lago muito grande, muito bonito, com água límpida e de temperatura até que agradável. Para chegar a LLanquihue saímos da Pucon por volta das 11:30 horas, percorremos aproximadamente 300 km e chegamos a Frutillar. Neste trajeto, da rodovia foi possível visualizar o vulcão Osorno e as cinzas do vulcão Puyehue. De Frutillar seguimos margeando o lago até chegarmos a Llanquihue. Foi muito legal quando chegamos à cidade, pois as pessoas percebiam nos adesivos do carro o nome da cidade. Alí passamos a procurar o ângulo certo para repetirmos a foto do adesivo só que agora com as Lands. Colocamos elas dentro do lago, afinal os "cavalos" do motor estavam avidos por água. De lá, partimos para Puerto Varas que será nossa cidade pelos próximos 3 dias. Em Puerto Varas passaremos nossos próximos 3 dias e onde passaremos o ano novo. Saímos à noite para Jantar no restaurante La Marca. Um restaurante estilo gauchesco, com carnes finas e pratos especiais. Caminhamos um pouco e voltamos para o Hotel. Amanhã partiremos cedo para conhecermos Petrohue, o Vulcão Osorno e demais lagos da região.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DÉCIMO QUARTO DIA

Hoje conforme previsto em nossa programação, saímos cedo (eu e o Sarga) para escalar o vulcão Villarrica. Este vulcão fica próximo ao lago Villarica mas na cidade de Pucon. As mulheres e as crianças fizeram outro passeio por questões de segurança e regras locais. Pucon é uma cidade muito pequena que sobrevive do turismo por conta deste vulcão e da rede hoteleira instalada às margens do lago. Neste lago formou-se uma "praia", que ao invés da areia branca tem um solo pedregoso escuro formado por material vulcânico e água transparente e um pouco gélida mas suportável. O vulcão villarrica é um vulcão ativo mas que teve sua última erupção em 1985. Saímos às 7:30 horas acompanhados por um guia. Conseguimos negociar para irmos com nossas DEFENDERS até a base do vulcão, afinal não podíamos perder esta oportunidade. De lá caminhamos uns 10 minutos até uma estação de teleférico. Este teleleférico nos levou dos 400 metros de altitude da base até 1870 metros. Lá nos equipamos com capacete, botas apropriadas, óculos e protetor solar e iniciamos a subida que durou 03:10 horas. Vagarosamente, passo após passo, superamos os quase 1000 metros que faltavam para chegarmos à cratera que fica a 2850 metros. Chegar ao topo do vulcão e ver a cratera com fumaça de lava vulcânica saindo não tem preço. Com o silêncio do local, era possível ouvir o barulho das explosões dentro do vulcão. Tiradas as devidas fotos, começamos a nos preparar para a decida, boa parte dela via "sky-bunda". Gastamos 01:30 horas para descer e chegar aos carros. De lá, direto para o hotel para lanchar e curtir uma prainha. Descansamos em espreguiçadeiras enquanto as mulheres "batiam perna" na cidade, onde tem várias  lojas com artesanato local. À noite sairemos para jantar e nos preparararmos para o deslocamento de amanhã, até Puerto Varas onde passaremos o Ano Novo. Abraços a todos e até amanhã.

Vista da praia do hotel com espreguiçadeiras numa enorme área gramada

Vista da subida do Vulcão, acredite, eu e o Sarga estamos no meio desta sequencia de formiguinhas

Passeio das mulheres e crianças com a chegada na base do vulcão

Sarga curtindo um passeio de teleférico

Eu e o Sarga num dos momentos de descanso no decorrer da subida. Aqui estamos a aproximadamente 2000 metros de altitude

Foto na cratera do vulcão. Notem a fumacinha e o cheiro de enxofre saindo da cratera.




Foto das DEFENDERS na base do vlcão

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DÉCIMO TERCEIRO DIA

                                                                  Chegada em Villarrica
                                                       Vista do Lago e Vulcão Villarrica
                                                             Vulcão Villarrica em atividade
                                              Quando o sinal amarela é hora de sair correndo
                                                                    E a saída é por aqui
Hoje acordamos por volta das 8 horas com entrega do café da manhã da Cabaña do hotel fazenda. Um café no estilo rústico mas muito apetitoso, pão quentinho, doces fabricados na propria fazenda e uma deliciosa vitamina de laranja com banana. Tudo maravilhoso. Saímos em deslocamento para Pucon e, via rádio, fomos tentando fazer contato com nossos amigos genéricos Henrique, Gi, Jéssica, Tadeu, Cris, Dudu, Gaúcho, Ju, Maitê, Yasmin e Franco. Foi um encontro emocionante. Eles indo de Puerto Varas para Talca e nós de Chillan para Pucon, mais especificamente da Ruta 5 Panamericana km 646. Quando começaram as interferências no rádio suspeitamos, serão eles? E eram. Paramos num posto Copec e ficamos  aguardando. O contato via rádio foi ficando mais nítido até que os avistamos. Foi muito bom encontrá-los. Faces amigas, corações emocionados e muita alegria. Para registrar, tiramos a foto abaixo. Pena que em pouco tempo o pessoal teve de seguir seu comboio. Almoçamos então no proprio posto  e seguimos nossa viagem para Pucon. Aproximando-se de Villarrica já foi possivel visualizar este impressionante monumento da natureza. Conhecemos as margens do lago villarrica e seguimos margeando o mesmo até chegar em Pucon, que é uma cidade pequena que sobrevive às custas do turismo gerado por conta do vulcão. Muitas lojas de turismo e passeios de aventura, bons restaurantes e lojinhas de artesanato local. Depois do check-in, um reconhecimento do local, já que o hotel fica às margens do lago villarrica, com piscinas de água natural e térmica, área para sol e uma praia, com solo pedregoso e escuro (areia vulcânica), água limpida e muito fria. Amanhã a programação prevê que eu e o Sargaço subiremos até a cratera do vulcão, subindo com guia e usando nossos carros (Defenders) e a Katia, a Ângela, a Cê e o Victor farão um passeio guiado até a metade do vulcão. Abraços a todos e até amanhã.
Genéricos "parcialmente" reunidos no Km 466 da Ruta 5 Panamericana - Chile - entre Chilla e Temuco.

DÉCIMO SEGUNDO DIA

Hoje (26.dez.2011) parte do grupo acordou muito cedo, tínhamos compromisso no Aeroporto Internacional às 6 horas da madrugada, pois a Karin, o Lucas e a Letícia embarcariam de retorno para Curitiba. Deixamos eles no aeroporto e por volta das 7 horas eu e o Sargaço já estavamos no hotel. Saímos em deslocamento para Chillan, estrada boa, tudo pista dupla com poucos pedágios e relativamente baratos. Ficamos hospedados num hotel fazenda fantástico, local tranquilo e com boas acomodações. À noite uma volta pela cidade, muito tranquila mas até que com boa estrutura. Hoje não foi um dia de grandes imagens visuais, mas sim um dia de deslocamento tranquilo. Amanhã nos deslocaremos para Pucon, onde teremos um dia livre para conhecer o vulcão Villarrica. Estamos todos bem e bastante empolgados com a viagem. Abraços a todos e até amanhã.

Vista da pousada em que pernoitamos
Katia e Ce sentadas no jardim da pousada